Você sabe a diferença entre Estado, país, nação ou território?

Eles podem até parecer sinônimos, mas na prática não é assim que funciona. E em qual dos termos o Brasil se encaixa?

 

Você sabe a diferença entre Estado, país, nação ou território?

Você sabe a diferença entre Estado, país, nação ou território?

 

Vamos por partes!

É necessário, em um primeiro momento, entender a definição territorial. Quando partimos para a geografia, assim como premissas básicas das ciências humanas, não há como estabelecer de forma exata o que é um território. Contudo, podemos compreender a expressão como sendo um espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder. Há casos em que fronteiras são facilmente delimitadas, como o território do Brasil, e outros que nem tanto, como por exemplo, campos de grupos terroristas.

Sendo assim, quando falamos do território brasileiro, não estamos falando apenas do país, mas do espaço delimitado que ele ocupa e que é reconhecido internacionalmente, e do poder sobre esse espaço. Poder este conhecido como soberania. A soberania territorial é exercida pelo Estado brasileiro.

Agora é importante entender porque Estado é com “e” maiúsculo

O que denomina se um país é considerado Estado é a forma como ele é instituído. Portanto é preciso que ele seja formado por povo, território e governo. Caso contrário, não pode receber o título.

O termo Estado, ao ser usado, não pode ser confundido com os estados-membros da Federação Brasileira, como São Paulo, Minas Gerais ou Pernambuco por exemplo. Apesar de estes serem mini Estados, parte da autonomia deles é delegada ao governo central, chamado de União, que é o Estado-soberano. Com isso, no geral, os estados-membros serão escritos com a letra inicial minúscula, enquanto o Estado que representa o poder soberano será escrito com inicial maiúscula.

O que é preciso para que um território seja considerado país?

País é um conceito impreciso referente a tudo o que se encontra em um território dominado por um Estado e apresenta características naturais, físicas, culturais, entre tantas outras. O Brasil é um país e a República Federativa do Brasil é o Estado.

E agora? Como saber a respeito de nação?

Nação significa união entre um povo, compartilhamento de cultura, ideais, práticas sociais. Nação está relacionada ao modo de viver. Desta forma, nem sempre nação equivale a um Estado, país ou território. Existem nações sem território, como exemplo, os catalães, que vivem sem um Estado soberano definido e com isso, sem território político determinado. O Brasil é um país com variadas mini-nações localizadas nos estados-membros que juntas, formam a nação brasileira.

Facebook Comments