Ações educativas de trânsito serão realizadas pelo CET-Santos no Maio Amarelo


O mês de maior é dedicado mundialmente à segurança no trânsito, por meio do movimento “Maio Amarelo”. Este ano será marcado por várias ações programadas pela CET-Santos. Um dos projetos é a “Minicidade do Trânsito”, que será lançado no próximo dia 10, às 10h, na Praça Belmiro Ribeiro, na Vila Mathias. A data também servirá para comemorar os sete anos do programa Faixa Viva.

Outras ações serão promovidas pela Cidade, até lançamento do projeto: os bondes elétricos da Linha Turística, por exemplo, já estão circulando com adesivos do laço amarelo, fazendo alusão à data. Eles também serão usados por motorneiros, condutores e guias de turismo. Além disso, a partir desta quarta-feira (2) serão realizadas atividades que integram o projeto “Trânsito Livre das Drogas”, com orientação a motoristas e realização voluntária e anônima de teste toxicológico. Essa ação acontecerá em outras três datas até o final do mês.

No próximo dia 8 será oferecido a alunos da instituição Legião da Boa Vontade (LBV), o primeiro curso sobre o uso seguro da bicicleta.

“Minicidade do Trânsito”

A Minicidade será uma ação de atividades educativas destinada a estudantes de escolas públicas e particulares, contando com completa sinalização viária, inclusive ciclofaixa, bem como semáforo veicular e para pedestre, faixas de travessia e outras sinalizações de solo, além de placas. O objetivo do projeto é que as crianças sejam orientadas sobre segurança no trânsito.

“Trânsito Livre das Drogas”

O objetivo é informar os motoristas sobre os riscos de dirigir sob o efeito de drogas e medicamentos e, ainda, coletar dados que sirvam de subsídio ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre a regulamentação do exame toxicológico. O projeto acontecerá em quatro datas, a partir desta quarta e até a próxima segunda-feira (7).

Nele, além de ser feita a entrega de material informativo aos motoristas, é proposto a eles que, de forma voluntária e anônima, realizem teste, por meio de coleta de amostra de saliva.

O exame identifica a exposição ou ingestão de substâncias psicoativas, entre elas cocaína e anfetaminas. É aprovado pela Agência de Vigilância Sanitária. Não é solicitada qualquer identificação ao condutor e não haverá divulgação do resultado.

Duas ações ocorrem em áreas portuárias: a desta quarta, na Avenida Engenheiro Augusto Barata (acesso ao Porto), e a da próxima sexta-feira (4), na Avenida Sérgio da Costa Matte (Perimetral), pista sentido Ponta a Praia/Centro, oposto à Rua Dona Luisa Macuco.

Haverá ação em mais dois bairros: no José Menino (bolsão de estacionamento do emissário submarino), nesta quinta-feira (3), e na Vila Mathias, na Avenida Rangel Pestana, 184 (baia em frente à Arena Santos), na próxima segunda (7). O projeto será realizado sempre das 8h às 18h, contando com o apoio da Polícia Militar.

Fonte: atribuna.com.br

Facebook Comments